Workshops Cientista japonês faz cerimônia para purificar o rio Tietê

Folha de São Paulo

  

TATIANE RIBEIRO
DE SÃO PAULO
 
Ouvir o texto
Pensamentos, palavras e ideias são as ferramentas que o cientista Masaru Emoto irá usar para ajudar a purificar as águas do rio Tietê. O objetivo da ação, que será realizada amanhã (12), às 10 horas, no Parque Ecológico do Tietê, é chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação da água no momento em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
 
O pesquisador japonês é conhecido pelo trabalho em que fotografou cristais de água congelada, formados após as moléculas do líquido serem submetidas a diversos tipos de vibrações positivas e negativas.
 
O resultado do processo, publicado no livro "As Mensagens da Água" (Isis, R$ 52), segundo o autor, mostra que os pensamentos e sentimentos bons deram origem a cristais com formas harmoniosas, e as vibrações contrárias resultaram em estruturas de moléculas desorganizadas e assimétricas.
 
Com base nessa pesquisa, Emoto viaja o mundo para mostrar que, como o corpo humano é composto de 70% de água, a qualidade de vida está diretamente relacionada à qualidade da água.
 
Apu Gomes/Folhapress
Poluição formada na junção dos rios Aricanduva Tiête, em São Paulo
Poluição formada na junção dos rios Aricanduva Tiête, em São Paulo
SAÚDE QUÂNTICA
 
O cientista está no Brasil para participar do 3° Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida e da Expoquantum (Feira de Saúde Quântica, Qualidade de Vida e Tecnologias Sustentáveis), que acontecerá de 13 a 15 de setembro, em São Paulo.
 
No evento estarão reunidos profissionais ligados ao trabalho de qualidade de vida e sustentabilidade com base em descobertas da física quântica, como o físico nuclear indiano Amit Goswami, que é PhD e professor titular da Universidade de Física de Oregon.
 
"A física quântica possibilitou na área médica cerca de 17 mil novas tecnologias. Os equipamentos mais modernos têm como base essa ciência de ponta", explica Wallace Liima, organizador do evento.
 
Entre os equipamentos novos que os participantes poderão conhecer durante a feira está o "Quantec", que, segundo os pesquisadores, promove o bem-estar ao usar o diodo, um tipo de semicondutor feito de arseneto de alumínio e gálio, para transferir energias vibracionais.
 
Estará em demonstração também o "Scio" ou "Índigo", um sistema informatizado que usa o eletromagnetismo para realizar testes de estresse e "biofeedback", fornecendo informações sobre processos fisiológicos.
 
"Esse é um aparelho sensorial eletrônico que dá um retorno sobre como está a energia da pessoa", explica Luciana Naier, terapeuta do Espaço Hólons que trabalha com o equipamento.
 
Para a médica Christiana Alonso Moron, que usa essas novas tecnologias em seus atendimentos na clínica Ayni Saúde, os novos aparelhos são eficientes para ajudar na recuperação dos pacientes. "Segundo o novo conceito da OMS (Organização Social da Saúde), a saúde não é concebida como ausência de doença, mas, sim, como bem-estar físico, mental, emocional e espiritual do indivíduo. Dentro desse contexto, os pensamentos saudáveis, ou seja, essa energia biológica que é considerada em todos os métodos de cura oriental, são essenciais para a saúde."
 
SERVIÇO
Cerimônia para purificação do Tietê
Data: 12 de setembro
Horário: 10 horas
Local: Parque Ecológico do Tietê
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70, São Paulo
3° Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida e Expoquantum ( Feira de Saúde Quântica, Qualidade de Vida e Tecnologias Sustentáveis)
Datas: 13, 14 e 15 de setembro
Horário: das 8h30 às 18h30
Local: Centro de Convenções do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, São Paulo